Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Eu e tu...e o resto do mundo

Este é um blog nosso, das nossas coisas, da nossa vida e daquilo que nos faz feliz. E claro...do resto do mundo!

Este é um blog nosso, das nossas coisas, da nossa vida e daquilo que nos faz feliz. E claro...do resto do mundo!

Marrocos - o Vídeo

IMG_4162

 

Desde sempre que quando viajamos, uma das principais motivações que tenho é tirar algumas fotografias. Não o vejo como uma forma de catalogar as férias, mas mais como um pretexto para olhar com atenção para o que me rodeia. Sei que muitas das imagens nem vão resultar, mas pelo menos divirto-me na busca da melhor fotografia e obrigo-me a parar para olhar e ver, além disso sempre tive um fetiche por câmaras! 

 

A Alexandra refila um pouco, pelas paragens demoradas, mas já aprendeu a aproveitar o tempo interagindo com os locais. Eu sou mais focado nos aspetos visuais, nos espaços e ambientes, mas mais tímido. Ela passa a vida a conversar com as pessoas e a fazer perguntas. Mesmo as mais indiscretas...

 

 IMG_2822

 

Em Marrocos o vídeo passou a ser, a par com a fotografia, outra ferramenta de viagem. Primeiro por que cada vez mais a tecnologia permite que na mesma pequena câmara se registe fotografias e vídeo com excelente qualidade. E segundo, a agitação constante nas ruas de Marrocos repletas de cenas do quotidiano e sons exóticos convida ao registo de imagem em movimento e som. 

A ajudar na captação de vídeo esteve um outro fator estranho. Num pais onde por razões culturais as fotos não são muito bem aceites, começamos a notar que o vídeo era melhor tolerado. Ainda hoje estamos para entender este fenómeno! Se levantasse a câmara até à face apontando-a para alguém, rapidamente era repreendido, ou então pediam-me dinheiro em troca, como aliás pedem para tudo em Marrocos, está-lhes no sangue de mercadores. Mas se estivesse a filmar, exatamente com a mesma câmara, na mão, ou presa no tripé, ninguém dizia nada... Não sei se era pela minha atitude, ou a forma de pegar na câmara, mas resultava sempre. Claro que o melhor em viagem é pedir autorização educadamente a quem queremos fotografar ou filmar, estabelecendo alguma relação, mas por vezes é difícil pedir à rua inteira, ou simplesmente porque queremos apanhar uma cena espontânea...  

 

IMG_2338

 

Lentamente tenho adotado o vídeo como mais uma ferramenta de viagem por que a imagem em movimento juntamente com o som e a música são capazes de transmitir ambientes e emoções, mais facilmente do que a simples fotografia. Diria mesmo que um vídeo mediano, com um bom som e música, facilmente nos transporta para um local e nos emociona. Uma fotografia pode fazer o mesmo brilhantemente, mas tem de ser excelente!

Este filme de Marrocos divide-se em 3 partes. A primeira pretende mostrar a tranquilidade e frescura do Riad Dar Malak, onde dormimos, mesmo no centro da agitada medina de Marraquexe; a segunda explora a diversidade das ruas de Marraquexe e Fez de forma intercalada, com algumas imagens da viagem de comboio entre as duas cidades e finalmente, na ultima parte, a confusão noturna iluminada pelas lâmpadas e fogo da Praça Jemaa el Fna em Marraquexe onde íamos invariavelmente em busca de experiências culinárias e cujo os aromas são a maior ausência do vídeo, pois só por si, são uma viagem inesquecível!

Se tiverem curiosidade sobre o equipamento que uso, está sempre na discrição do vídeo.

 

 

 

Mais sobre nós

Sigam-me

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D